Campo Grande-MS 23.06.2017
Tuia – Reverso Folk
Quinta-Feira, 14.04.2016 às 10:00
Tuia – Reverso Folk
CD apresenta dez temas autorais e três participações especialíssimas
Planeta MPB - Dery Nascimento
Para o Portal Top Vitrine
Divulgação
Tuia Lencione

"Todo artista tem de ir aonde o povo está”, já diziam Milton Nascimento e Fernando Brant na letra da canção Nos Bailes da Vida. O cantor Tuia Lencione, natural de São José dos Campos (Vale do Paraíba – SP), segue à risca o ensinamento dos mestres, pois ele não espera o sucesso bater à porta – vai à busca dele com muito trabalho e dignidade.

 

Conheci seu talento a partir do segundo CD, “Jardim Invisível”, para o qual escrevi uma crítica em 28 de agosto de 2013 nesta coluna. Hoje volto a escrever sobre esse inquieto cantor e compositor genuinamente brasileiro, que acaba de lançar o seu terceiro álbum.

 

“Tuia – Reverso Folk” apresenta dez temas autorais e três participações especialíssimas que avalizam esse belo trabalho. O ano de 2016 começou bem para o artista, pois assinou com uma grande gravadora, a Sony Music.

 

Produzido por Glauber Ribat e o próprio artista, o CD foi gravado em sua cidade natal e na capital paulista. “‘Reverso’ significa uma volta aos textos poéticos a serviço da melodia. Esteticamente soa quase como uma ‘subversão’ ao folk tradicional, deixando um pouco de lado o ícone Bob Dylan e trazendo à tona mestres do estilo no Brasil, como Zé Geraldo, Tavito e Guarabyra”, diz o autor.

 

Além de ser bom cantor e compositor de mão cheia, Tuia também tem intimidade com as palavras às quais transforma em poesias, que são vestidas por suas melodias e harmonias.

 

Abrindo os trabalhos ouviremos “Pureza”, que fala da beleza que os olhares calados são capazes de enxergar. A segunda canção, “Ainda a Mosca”, conta com a participação especialíssima de Zé Geraldo, que divide os vocais com Tuia.

 

A emoção neste tema faz referência ao eterno Maluco Beleza, Raul Seixas. Na terceira faixa o cantor e poeta nos oferece um deleite ao ouvirmos: “O amor é livre/Mais leve que o ar/Voar tão Simples/O amor é livre/Cavalos que rasgam pro mar”, o refrão da romântica “Tão Simples”.

 

Em “Jabuticaba” Tuia faz uso da metáfora para mandar o recado direto ao desejo de amar. Em “O Mundo é Nós Dois” o artista canta o amor e seus obstáculos em uma bela balada. Sexta faixa do álbum, a bela “Vermelho Coração”, traz a participação especial do cantor, compositor e produtor mineiro, Tavito, cantando com o autor. Ouvir Tuia é ver a MPB aflorando em suas poesias musicais.

 

Na sequência vêm “Outubro”, “Quando Anoitecer”, “A Cor do Dia” e fechamos essa bela audição com a música de trabalho, “Flor”, em que o artista canta com Guarabyra, terceira participação especial do álbum.

 

Encontrei com o Tuia dias atrás no show do 14 Bis. Ele mandou este recado para vocês, leitores: “Olá, meus amigos do Planeta MPB! Aqui é o Tuia, sou cantor e compositor e apresento a vocês meu novo CD, ‘Reverso Folk’, com um pouco de folk , rock e MPB, tudo com sabor bem pop! Música do coração, isso eu garanto!! Espero que vocês conheçam e gostem! Vamos engrossar o caldo da boa música, aquela feita com alma! Valeu! Beijos.”

03 FEVEREIRO - TER
Megapix apresenta o especial Dança Cameron Diaz
12 ABRIL - TER
Passeios de aventura em Portugal
16 ABRIL - SEG
DVD e BLU-RAY
04 SETEMBRO - SEX
Di Ferrero fala sobre a legalização da maconha
Busca Detalhada
Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja em termos de noticías.