Campo Grande-MS 18.08.2017
Gretchen faz sucesso em Rondônia
Quinta-Feira, 20.06.2013 às 15:31
Gretchen faz sucesso em Rondônia
Centro de triagem de animais silvestres recebe filhote de onça parda
CDN – Comunicação Corporativa
Revista Top Vitrine
Divulgação/Santo Antônio Energia
Gretchen tem cerca de cinco meses

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Rondônia conta agora com nova integrante: uma onça parda fêmea ainda filhote, encontrada durante fiscalização no interior do Amazonas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

Batizada de Gretchen, a oncinha tem cerca de cinco meses, pesa quase quatro quilos e está saudável.

 

O felino apresenta comportamentos específicos da espécie, mas não poderá voltar ao habitat natural, já que viveu em cativeiro como animal doméstico.

 

Ele vai permanecer no Cetas até que um zoológico ou instituição especializada o abrigue. Enquanto isso, a Gretchen está sendo cuidada pela equipe do Centro com duas porções diárias de 200 gramas de carne misturada ao leite. A partir dos seis meses, sua alimentação deverá ser basicamente carnívora.

 

Implantado pela Santo Antônio Energia, empresa responsável pela operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no rio Madeira, o Cetas também acolheu, há cerca de um ano, a onça parda macho Dodge, apreendida em outra fiscalização.

 

Sua alimentação é composta por seis quilos de carne divididos em três porções por semana e seu peso atual é de mais de 30 quilos.

 

Cetas-RO

 

A Santo Antônio Energia investiu cerca de R$ 5 milhões na construção do Cetas, que está instalado dentro do campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

 

Desde 2009, o local já recebeu mais de dois mil animais que necessitavam de cuidados veterinários, entre anfíbios, répteis, aves, mamíferos e invertebrados, resgatados em áreas próximas à Usina Hidrelétrica Santo Antônio pelo Programa de Resgate de Fauna ou em apreensões do Ibama.

 

Classificado pelo órgão ambiental como o maior e mais avançado espaço de triagem de animais silvestres do Brasil, o Centro possui recintos específicos para grandes felinos e para diversas espécies de aves, laboratório de exames, sala de raio-X e quarentena.

 

As instalações e equipamentos do Cetas serão cedidos ao Ibama posteriormente, já que o resgate de fauna na área da Usina Hidrelétrica Santo Antônio já foi encerrado. No total, mais de 110 mil animais foram resgatados e devolvidos ao meio ambiente.

 

É a concessionária responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada.

 

A usina iniciou a geração comercial em 30 de março de 2012, nove meses antes do cronograma original e gerará, a partir de novembro de 2015, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas.

 

O projeto é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%).

24 MAIO - QUI
Relatório Planeta Vivo 2012
28 DEZEMBRO - QUA
Prêmio ANA 2012
02 FEVEREIRO - QUI
Destinação de resíduos
10 AGOSTO - SEX
Sacolas retornáveis
Busca Detalhada
Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja em termos de noticías.