Campo Grande-MS 26.06.2017
Do Nordeste ao Norte com Socorro Lira
Quinta-Feira, 25.02.2016 às 10:30
Do Nordeste ao Norte com Socorro Lira
Coluna Planeta MPB ajuda você a encontrar músicos bons e talentosos
Planeta MPB - Dery Nascimento
Para o Portal Top Vitrine
Divulgação/Aurilio Santos
Socorro Lira

O que se faz com os jovens em relação à divulgação da música brasileira de qualidade é algo criminoso, pois eles são vítimas do lixo fonográfico: versinhos de quinta categoria que grudam como chiclete, musiquinhas de dois acordes.

 

Por isto venho afirmando que estamos em fase de redescobrimento da verdadeira música brasileira, que as rádios não tocam há tempos e os programas de TVs ignoram. O Planeta MPB ajuda você a encontrar estes músicos que produzem músicas de qualidade.

 

Nesta semana apresento a cantora, compositora e poeta Socorro Lira, Paraibana de Brejo do Cruz, sertão da Paraíba, radicada em São Paulo há 11 anos.

 

Ela lança, nesta sexta-feira, dia 26, seu décimo álbum e seu primeiro DVD homônimo “Amazônia - Entre Águas e Desertos”.

 

Com direção artística de Elifas Andreato, que assina também a arte gráfica do projeto. Os arranjos e direção são do pernambucano Jorge Ribbas. O álbum contém 14 faixas e no o DVD há duas faixas bônus.

 

Escrever sobre Socorro Lira é mergulhar numa atmosfera poética, sua música tem a sustância do tutano do boi por ser expressiva e marcante.

 

Neste projeto, a paraibana foi buscar na Amazônia o fio condutor que nos levará pelos encantos e cantos das florestas - seus rios, suas águas cristalinas, suas estórias e lendas.

 

O intercâmbio pelas influências que Socorro nos proporciona é um presente. Como já mencionado, estamos redescobrindo nossa música a passo lento, sem pensar em desistir.

 

Nesta viagem ao norte do país, esta paraibana arretada põe em seu matulão temas que vão nos envolver com aromas, cheiros e o frescor que exala das águas.

 

“Deixa Viver" (S.L) é um batuque que em sua letra já exalta a beleza dos rios, dos peixes, das florestas, e seu povo. Agora é a vez de ouvir um belo marabaixo que a cantora assina com Joãozinho Gomes na canção “Dança”. A cantora agora interprete empresta sua voz na viagem melódica desse Xote que conta a lenda “Uirapuru” (Waldemar Henrique).

 

Para os jovens que nunca dançaram ao som de um bolero, é a chance de se deliciar com “O Desejo” (S.L).

 

Do mestre, também paraibano Vital Farias, a cantora dá roupagem para a clássica “Saga da Amazônia” destaque para arranjo e a bela interpretação de Socorro.

 

Com cantos de pássaros em dueto com uma bela flauta, a voz emoldurada por um dedilhar de violão e um Cello solene se ouve “Calme” (S.L). Mais uma bela canção “Gema” que a agora a artista divide a parceria com Roberto Adami Tranjan. A cantora fez uma viagem por ritmos, agora é a vez de ouvir o bom reggae assinados por Cátia de França e Abel Silva na “Porque é da Natureza”.

 

Um CD assim é obrigatório na discoteca dos amantes da boa música. “Receita para um cafuné segundo nega Xixiquinha Riá Caxongo”(Socorro Lira/José Eduardo Agualusa).

 

Show de lançamento

 

Para ouvir estas e as demais canções, você é convidado a ir ao lançamento dia 26 sexta às 21 horas no Sesc Pompeia - Rua Clélia, 93, Pompeia – São Paulo.

 

Ouça Saga da Amazônia, com Socorro Lira

 

www.topvitrine.com.br/tv/socorro-lira

25 MAIO - SEX
Homenagem na MTV
13 JANEIRO - SEX
Bolsonaro`s Sex Party
23 AGOSTO - SEX
E-book possibilita 23 finais diferentes
24 FEVEREIRO - SEG
Manual para jornalistas investigativos
Busca Detalhada
Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja em termos de noticías.