Campo Grande-MS 24.04.2017
App identifica chamadas criminosas no celular
Quinta-Feira, 17.03.2016 às 08:00
App identifica chamadas criminosas no celular
Aplicativo evita cair em golpes pelo telefone. Veja os mais usados
Aline Dumelle
Para o Portal Top Vitrine
Divulgação
Aplicativo Truecaller
Divulgação
App identifica quem está chamando
Divulgação
É possível ainda filtrar e bloquear spams

A dificuldade das autoridades em coibir o uso de celulares nas penitenciárias e a criatividade dos criminosos continuam fazendo vítimas através de golpes aplicados pelo telefone.

 

Somente no primeiro trimestre de 2015, a Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) informa ter apreendido 6.081 telefones nas suas cadeias, realidade que se repete nos outros Estados do País.

 

Como diminuir os riscos de uma chamada criminosa?

 

Além de ficar sempre atento com chamadas desconhecidas, há diversas medidas que podem ser adotadas para evitar cair em golpes pelo telefone.

 

Uma delas é baixar o aplicativo Truecaller, que permite identificar quem está chamando, mesmo que o número não esteja na lista de contatos, e auxilia a bloquear ligações indesejadas.

 

Com mais de 150 milhões de usuários no mundo, um milhão deles brasileiros, o Truecaller identifica e bloqueia mais de 8 milhões de ligações não identificadas por dia.

 

O app oferece recursos como a identificação de chamadas e o bloqueio de SPAMS telefônicos. Somente no Brasil, o Truecaller soma mais de meio milhão de números marcados como indesejados.

 

A lista de spam do Truecaller é atualizada em tempo real. Assim, mesmo que os criminosos mudem seus telefones, os usuários ajudam uns aos outros a reportar os novos números para seu diretório.

 

O download do aplicativo pode ser feito gratuitamente para diversos sistemas operacionais e smartphones, incluindo iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Nokia.

 

Recentemente, foi lançado também o Truemessenger, para Android, que substitui o SMS convencional com a vantagem de identificar, mostrar o nome de quem enviou mensagens e auxiliar a filtrar e bloquear spams.

 

Golpes mais comuns realizados pelo telefone

 

- Falso sequestro: o criminoso simula estar com um parente em cativeiro para forçar o depósito do dinheiro do resgate em uma conta bancária.

 

- Confirmação de dados: o estelionatário entra em contato fingindo ser funcionário de alguma empresa e que precisa confirmar dados para atualizar o sistema, mas na verdade irá utilizá-los para realizar transações comerciais em nome da vítima.

 

- Torpedo premiado: o usuário recebe uma mensagem por SMS informando que ganhou um prêmio, mas que, para receber, deve adicionar crédito em alguma conta de celular pré-pago ou fazer depósito em determinada conta bancária.

 

Sobre a Truecaller

 

Truecaller é uma empresa sueca especializada em tecnologia de busca e gerenciamento de contatos. A empresa tem mais de 150 milhões de usuários em todo mundo e o aplicativo está disponível para todos equipamentos que acessam a Internet. Com sede em Estocolmo, a Truecaller foi fundada em 2009 por Alan Mamedi e Nami Zarringhalam. Dentre seus investidores estão grandes fundos, como o Sequoia Capital, Atomico e Kleiner Perkins Caufield Byers.

 

Serviço

 

www.truecaller.com

25 SETEMBRO - TER
Aplicativos mobile no Brasil
04 ABRIL - SEX
Cinco dicas para proteger dados valiosos
31 MARçO - SEG
Canon celebra 250 milhões de câmeras digitais produzidas
01 JULHO - TER
Biometria
Busca Detalhada
Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja em termos de noticías.