Campo Grande-MS 24.04.2017
208 GTi Racing Experience
Sexta-Feira, 29.03.2013 às 00:01
208 GTi Racing Experience
Projetado para disputar as 24 Horas de Nürburgring 2013
Maisa Salmi - Peugeot
Revista Top Vitrine
Divulgação
208 GTi Peugeot Sport
Divulgação
Pilotos serão os embaixadores do 208 GTi

Projetado em Vélizy, o 208 GTi Peugeot Sport mostra sua força às vésperas do Campeonato VLN 2013 com um grande objetivo: as 24 Horas de Nürburgring 2013.

 

A disputa acontecerá em maio e terá a bordo oito pilotos europeus recrutados on line por meio do projeto “208 GTi Experience Racing”.

 

Reforço ao lançamento do 208 GTI

 

Mais de dois mil motoristas efetuaram registros no site destinado ao 208 GTi Racing Experience, no início de 2013, para acompanhar o lançamento comercial do 208 GTi.

 

Desse total, oito felizardos foram escolhidos para se tornarem “embaixadores do 208 GTi” e disputar as 24 Horas de Nürburgring, após realização de uma seletiva nacional.

 

 

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São eles:

 

Dominik Peitz, 21 anos (Alemanha)
Vincent Radermecker, 45 anos (Bélgica)
Gonzalo Martin de Andres, 31 anos (Espanha)
Mathieu Sentis, 27 anos (França)
Giacomo Ricci, 27 anos (Itália)
Christiaan Frankenhout, 31 anos (Holanda)
Johnny Niederhauser, 41 anos (Suíça)
Bradley Philpot, 27 anos (Reino Unido)

 

Preparação essencial

 

O circuito de Nürburgring não é totalmente desconhecido para alguns deles – em especial a Christiaan Frankenhout, que finalizou a prova na terceira posição em 2012, mas a maioria dos embaixadores terão que descobrir e aprender como lidar com um dos traçados mais atípicos do mundo: Nordschleife.

 

Para isso, eles participarão do VLN Test Day (5 e 6/04), do VLN 2 (13/04) e do VLN 3 (27/04), com quatro veículos 208 Racing Cup desenvolvidos e fabricados pela Peugeot Sport, antes do grande desafio das 24 Horas de Nürburgring (19 e 20/05). Para dar conta deste traçado tão particular, a Peugeot Sport teve a missão de conceber um 208 GTi específico tendo como objetivo a vitória na categoria SP2T (veículos com 1.600 cm3 turbo movido a gasolina).

 

Características técnicas do 208 GTi Peugeot Sport

 

O 208 GTi Peugeot Sport é a quarta edição do 208 de corrida e se beneficia dos trabalhos realizados no desenvolvimento das três edições anteriores (T16, R2 e Racing Cup). Assim, ele pode ser concebido em um curto espaço de tempo – os estudos tiveram início em dezembro de 2012.

 

A preparação do primeiro protótipo começou em janeiro de 2013 para uma apresentação no início de fevereiro e, finalmente, a primeira unidade do carro ao final do mesmo mês. Esse veículo conta com os benefícios dos componentes mecânicos desenvolvidos e testados pelos 208 T16, 208 R2, 208 Racing Cup e também pelo RCZ Racing Cup – esse último, uma referência na categoria SP2T na Alemanha, registrando conquistas em VLN, nas 24 Horas de Nürburgring 2012 e, ainda, nas 12 Horas de Bathurst (Austrália), em 2013.

 

Naturalmente, o 208 GTi Peugeot Sport se beneficia dos pontos fortes do 208 GTi de série: como ele, o veículo recebe um motor de 1.600 cm3 turbo a gasolina, passando de 200 CV para 300 CV. Esse motor está acoplado a uma caixa de seis velocidades, operada por paddle shifters. O veículo é equipado, ainda, com um sistema de frenagem reforçado, rodas de 18 polegadas, reservatório com 100 litros de capacidade e aerodinâmica projetada para tirar vantagem dos limites regulamentados. No total, o carro pesa 990 kg. Três perguntas para Florent Meilhaud, engenheiro responsável pelo desenvolvimento do 208 GTi Peugeot Sport.

 

Ficha técnica 208 GTi Peugeot Sport

 

Motor
Tipo: EP6 CDT
Cilindrada: 1.600 cm3
Potência máxima: 300 CV
Torque máximo:
Reservatório:
Alimentação:

Eletrônica
Calculador: SRT Magnetti Marelli + aquisição de dados
Painel: Colorido Magnetti Marelli

 

Transmissão

 

Caixa de velocidades: seis marchas + comando sequencial com borboletas no volante
Embreagem: mecanismo puxado, duplo disco de cerâmica 184 mm

 

Freios/Direção
Dianteiros: discos ventilados O355x28mm / Pinça de freio com 6 pistões
Traseiros: discos não-ventilados O290x12mm / Pinça de freio monopistão
Repartidor de frenagem dianteiro e traseiro
Cremalheira assistida hidraulicamente

 

Suspensão dianteira: pseudo McPherson, triângulos específicos com rótulas
Barra estabilizadora específica com suportes específicos que possibilitam a regulagem do cáster pelo pivô

 

Suspensão traseira: eixo em formato H reforçado e modificado intercambiável
Amortecedores: específicos 3 vias / batente hidráulico regulável

 

Chassis

 

Estrutura: cockpit reforçado por arcos multipontos soldados (norma FIA)

 

Aberturas: portas, capô e porta traseira em material composto

 

Vidros: laterais e traseiros em policarbonato

 

Peso: 990 kg

 

Repartição de peso (dianteira / traseira): 63% / 37%

 

Dimensões

 

Comprimento/Largura: 3.962 mm / 1.820 mm

 

Entreeixos: 2.560 mm

 

Rodas

 

Rodas / Pneus: Slicks 245/65 – 18 / Chuva 245/64 – 18

 

Aero

 

Lâmina traseira vertical flexível

 

Aileron traseiro de 1.440 mm conforme a regulamentação VLN

 

Difusor traseiro

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